A máquina de sua empresa esta pesada, inove!

Por Rubem Soares de Oliveira

 

Vejo muitos clientes me informarem que “a máquina esta pesada de mais, precisamos cortar”, dizem eles. Será? Só isso resolverá seu problema? Equilibrar a equação, custo direto, custo indireto e receita é sempre importante e deve ser rotineiramente executada, mas como já disse em outras matérias, será que podemos pensar fora da caixinha? Sim claro! É possível transformar os seus funcionários, fornecedores e até mesmo clientes em agentes de desenvolvimento do seu negócio? As grandes empresas já fazem isso a muitos anos, pois buscam feedbacks para melhorar ou desenvolver produtos e serviços, criam promoções e ações para conquistar a indicação de novos clientes e ainda desenvolvem meios de comunicação para testar e conquistar novos produtos, serviços e nichos de mercado. Essas ações tem como base de troca a disponibilização de benefícios ou a transmissão de conhecimento a esse grupo. Essa estratégia tem por fim, possibilitar que os funcionários, clientes, usuários e toda gama de pessoas impactadas possam cooperar para o crescimento e, ou sucesso do negócio. Assim, apresento a seguir algumas dicas sobre como isso pode ser implementado? Primeiramente, vamos dividir as estratégias em internas e externas:

 

Internas:

  1. Ouça as pessoas a sua volta

Ouça seus executivos, gestores e funcionários, busque compreender o que na visão deles, pode ser melhorado internamente para que o seu trabalho ou a sua área obtenha melhores resultados. Pergunte também como ele conquistaria novos clientes ou novos patamares de resultado.

  • Não critique, faça uma lista das solicitações e das soluções ouvidas.
  • Agradece e enalteça a colaboração.
  • Avalie e crie um plano de trabalho para implementação das soluções que forem aprovadas.
  1. Defina objetivos comuns, ou seja um propósito a ser seguido por todos.

Muitos empresários não se preocupam em criar objetivos comuns com os funcionários. Fazer isso deveria ser o primeiro passo, pois é crucial para o sucesso de qualquer mudança que todos estejam alinhados. Como fazer?

  • Apresente aos funcionários a situação atual da empresa.
  • Apresente a informações sobre o mercado em que a empresa se insere.
  • Apresente a eles os objetivos acordados com os sócios.
  • Pergunte a eles o que seria necessário para que alcançássemos os objetivos propostos.
  • Defina programa de recompensa e um plano de trabalho para cada área.

Quando os objetivos são comuns a todos e o propósito é compartilhado, o alcance dos resultados torna-se mais fácil.

  1. Busque o entusiasmo de seus funcionários com o resultado da empresa.
  • Deixe claro para cada um deles o que eles irão ganhar com o crescimento do negócio. Nessa linha de atuação, pode-se utilizar técnicas de comissionamento, de participação em lucros ou ainda de métodos de recompensa variados como folgas, premiações e outros. O importante nesse caso é que todos os funcionários saibam que a empresa valoriza a participação deles nessa fase e que o esforço adicional será recompensado. Isso também aumentará a retenção de talentos.
  • Crie uma marca para esse projeto, ou seja um nome que auxilie a lembrança de todos aos objetivos e ações acordadas. Defina o nome do projeto em conjunto com os seus funcionários, pois ele deve representar o que se pretende com esse trabalho.
  1. Confie nos funcionários

Esse tipo de abordagem está baseado em grande parte na política de contratar e manter apenas profissionais engajados e entusiasmados para, em seguida, dar a eles liberdade para brilhar, compartilhando do seu propósito.

 

Externas

  1. Comunique-se

Mantenha suas redes sociais, como por exemplo FacebookInstagram, Pinterest e Twitter  abastecidas de informações úteis a seus clientes e ao público geral, gerando ali uma espiral positiva de troca de informações, de comunicação ativa, de busca por novos clientes ou de aumento da quantidade de vendas. Essas redes devem ser vistas pelos empresários como ótimos canais de comunicação que permitem a promoção de uma marca, da imagem de um colaborador ou sócio importante ao negócio, de um produto ou serviço, bem como auxiliam a  divulgação de um propósito ou missão da empresa, a cobertura jornalística de um evento importante, e até mesmo criam um meio para se relacionar e fazer negócios com outras empresas ou encontrar novos profissionais. Usar as redes sociais como veículo comunicação pode ser grande valia para seu negócio e custar muito pouco. Você mesmo pode criar sua rede e mantê-la abastecida de informações e de ações promocionais. É simples e fácil. Essas ações auxiliam na publicidade e no fortalecimento da marca, no aumento da presença da marca no mercado, no aumento da credibilidade da empresa e como consequência essas redes podem auxiliar na conquista de novos clientes e mercados. A Microsoft por exemplo, voltou a ser vista como uma organização capaz de pensar à frente e superar as expectativas dos clientes a partir de forte atuação junto as redes sociais.

  1. Esteja sempre próximo de seus clientes

Estar próximo não significa apenas manter visitas constantes, isso também é importante, mas ouvir seu cliente e perguntar como sua empresa pode atende-lo melhor e como o serviço prestado pode ajudá-lo é que o ponto. Essa conversa abre caminho para que seja possível a compreensão sobre como você pode verdadeiramente apoiar e gerar melhores resultados para seus clientes, possibilitando ainda a obtenção de informações importantes ao desenvolvimento ou ao fornecimento de novos produtos e serviços. Ou seja, por melhor que seja sua empresa, não basta apenas reduzir custos, alinhar sua equipe aos objetivos, atuar estrategicamente equilibrando seus gastos, sua comunicação, suas entregas e suas receitas são o desafio para qualquer gestor.

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