Artistas de Brasília se mobilizam para arrecadar fundos para a campanha do Calendário Ilustrado Athos Bulcão 2018

Em vídeo gravado em frente aos principais painéis de Athos Bulcão na cidade, artistas convidam os admiradores da obra a contribuírem com o financiamento coletivo para produção do calendário que celebra o centenário do artista

 

Há quase 100 anos, nascia, no Rio de Janeiro, Athos Bulcão, o artista que faria de Brasília, por meio de seus azulejos e relevos, sua obra prima. A data exata do centenário é 2 de julho de 2018, mas a Fundação que divulga e luta pela preservação de sua obra, já começou as celebrações. Entre as ações em prol do centenário, chama atenção a campanha de financiamento coletivo para a impressão do Calendário Ilustrado Athos Bulcão 2018, publicação que traz um panorama de sua obra. “Seu trabalho poético foi realizado ao longo de 70 anos e se estendeu pelas experimentações pictóricas nos mais diversos suportes e pela integração da arte à arquitetura executada de forma magistral”, assinala Valéria Cabral, secretária executiva da instituição.

Em contrapartida, os apoiadores da campanha recebem, em sua casa, uma cota de calendários e lindas recompensas, selecionadas entre os múltiplos de arte produzidos pela fundação, que reproduzem as cores e formas das obras de Athos Bulcão. Entre as recompensas, as famosas canecas ilustradas, disputadíssimas pelos admiradores do artista, joias, molduras com azulejos e exemplares do Catálogo do Acervo da Fundação Athos Bulcão, publicação recém-lançada que descreve 238 obras do artista que fazem parte da coleção da instituição.

Para alavancar a campanha, que precisa arrecadar R$ 55 mil até 28 de novembro, artistas de Brasília, de diversas vertentes, aceitaram participar do vídeo de divulgação. Assim, diante do painel em azulejos do Instituto de Artes da UnB, a atriz Juliana Drummond e o diretor, dramaturgo e ator Hugo Rodas fazem seu convite aos apoiadores. Além deles, participam da empreitada o cineasta Iberê Carvalho, o violonista Fernando César, o escritor e diplomata João Almino, a fotógrafa Joana França, o artista plástico Ralph Gehre e Bruna Carolli, que dirigiu a peça publicitária.

Em comum, todos têm o prazer de conviver diariamente com as obras de Athos, assim como os moradores de Brasília. O vídeo registra, assim, seus olhares e gestos sensíveis e atentos, de quem estabeleceu uma relação afetiva com os painéis.

“Reencontramos o nascimento do artista em cada obra deixada por Athos e vivenciada por nós”, afirma Rafaella Tamm, coordenadora de pesquisa e projetos da Fundação.

 

Em 2018, a comemoração é na verdade dupla, pois, o projeto do Calendário Ilustrado completa 20 anos. Para essa edição especial, a tiragem será de 10.000 exemplares, 4 mil a mais que em 2017, e fará parte de um conjunto extenso de ações realizadas pela Fundação Athos Bulcão para festejar o centenário do artista. Em janeiro do próximo ano, já está prevista uma exposição retrospectiva do artista no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília.

 

O apoio à campanha é feito plataforma Catarse (www.catarse.me/calendarioathosbulcao2018) até 28 de novembro. Aqueles que fizeram sua contribuição até 3 de novembro, garantem seu nome nos agradecimentos do calendário. Todas as recompensas incluem o frete tipo PAC (ou o que for considerado mais adequado para determinados produtos), para todas as regiões do Brasil ou poderão ser retiradas na loja da Fundação, em Brasília.

 

Serviço

Campanha Calendário Ilustrado Athos Bulcão 2018

Até 28 de novembro, pela plataforma de financiamento coletivo Catarse:

www.catarse.me/calendarioathosbulcao2018

Apoios de R$ 20,00 a R$ 10.000,00

Informações: calendarioathosbulcao@gmail.com

Tel.: (61) 3322-7801, 98626-0841 (whatsapp)

 

Com informações da assessoria

Deixe sua resposta