Brasília é a cidade que mais pratica atividades físicas no Brasil. Porém…

Os números e justificativas levantados pelo estudo do Pnud, são ainda preocupantes.

Por San Thor Oliveira, Fotos Públicas

Brasília já é conhecida como “a capital de… (muitas coisas)”. Como por exemplo, capital do ipê, capital do rock, capital da arquitetura urbana, dentre outras. Agora, pode receber o título de “capital da boa saúde”… talvez. Não pelos hospitais (públicos e privados) serem bons, ou exemplares, mas, pelo DF liderar o ranking de Estados em que as pessoas mais praticam atividade física. Mesmo assim a notícia não é de total satisfação, mas tudo indica que caminha para a melhora.

De acordo com um levantamento inédito feito pelo programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), apenas três em cada 10  brasileiros em idade adulta praticam algum esporte ou atividade física com regularidade. O relatório divulgado ressalta ainda que “Os dados analisados reforçam a compreensão de que realizar atividade física e esportiva não se restringe somente a uma decisão individual, mas é também produto de como a sociedade pauta a vida coletiva. Isso significa que aconselhar os indivíduos a praticar mais exercícios, sem criar oportunidades efetivas para as pessoas se engajarem com as práticas, nem enfrentar os condicionantes sociais que limitam o envolvimento, dificilmente mudará o cenário”.

Foto: Cesar Ogata / SECOM

Para o estudo, ser homem, jovem, branco, sem deficiência e de alto nível socioeconômico e educativo, significa praticar muito mais atividades físicas do que o restante da população, assim como as mulheres de baixo nível socioeconômico e educativo, as pessoas idosas, negros e portadores de deficiência estão entre a maioria dos não praticantes.

Deixe sua resposta