Campanha contra febre aftosa começa nesta quarta-feira

A febre aftosa é uma doença viral, contagiosa, que afeta animais de casco com fenda, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos.

Por: Alan Monteiro

A partir desta quarta-feira (01), serão vacinados contra a febre aftosa cerca de 91 mil bois e búfalos. A campanha de vacinação contra a doença será em todo o território nacional. A vacina será para animais de até 24 meses de idade e termina no dia 30 de novembro. Atualmente o Distrito Federal tem selo de qualidade internacional que reconhece como zona livre de febre aftosa.

As vacinas terão que ser compradas e aplicadas pelo proprietário do animal, após a imunização, o responsável deve comunicar o governo via web ou pessoalmente, apresentando a Declaração do Criador, com prazo até 11 de dezembro. Os interessados devem pegar os formulários que estão disponíveis nos escritórios da Secretaria, no site da pasta ou nas revendedoras de vacinas.

Para comprovar a imunização o proprietário deve informar a quantidade de animais existentes e vacinados, além do sexo e idade e enviar as notas fiscais da compra da medicação. Ao todo, o DF tem quase 3 mil donos de animais para serem vacinados.

Foto: Sidney Oliveira / AG. Pará

De acordo com o GDF, declarações inadequadas podem gerar notificações, multas e impossibilidade de emitir a guia de trânsito animal.

Foto: Sidney Oliveira / AG. Pará

Deixe sua resposta