Cerca de 422 milhões de adultos têm diabetes no mundo, alerta OMS

Hoje, terça-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, é lembrado de maneira preocupante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 422 Milhões de adultos sofrem com esta doença.

Um em cada 3 adultos com mais de 18 anos estão acima do peso e a prevalência global em adultos acima de 18 anos chegou a 8,5% em 2014; um em cada 10 adultos é obeso e 1.6 milhões de mortes por ano, estão diretamente atribuídas ao Diabetes.

Conforme informações da OMS, cerca de 422 milhões de pessoas no mundo sofrem deste mal. O aumento, é mais acentuado nos países de baixa e média renda.

O Diabetes é uma das grandes causas de cegueira, falência renal, problemas cardíacos e amputação dos membros inferiores. Estima-se que em 2015, 1.6 milhões de mortes foram diretamente relacionadas com a doença.

Destes, 2.2 milhões de mortes, em 2012, foram atribuídas ao aumento da glicose no sangue, antes dos 70 anos. A OMS estima que o diabetes será a sétima causa de morte em 2030.

Tipos de Diabetes

Diabetes tipo 1 e tipo 2 _ OMS

O diabetes tipo 1 é caracterizada por uma falta de produção de insulina e a diabetes tipo 2 resulta da utilização ineficaz da insulina pelo corpo.

O tipo 2 é responsável por cerca de 90% de todas os diabetes em todo o mundo. Esse tipo, antes raro em crianças, têm aumentado.

Em alguns países, é responsável por quase metade dos novos casos diagnosticados em crianças e adolescentes.

Prevenção

O Diabetes Tipo 2 pode ser prevenida, 30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria dos dias e uma dieta saudável pode reduzir drasticamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2. O tipo 1 não pode ser evitada.

O Governo, o SUS e os medicamentos

Em outubro deste ano, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou a compra de novo medicamento para tratar diabetes, principalmente em crianças com tipo 1. O produto será ofertado gratuitamente no SUS.

O investimento será de R$ 135 milhões, por ano, na compra do novo insumo. A expectativa é que o medicamento esteja disponível já em 2018.

A nova aquisição será uma importante ferramenta na melhora da qualidade de vida de 100 mil crianças com maior dificuldade de controle da doença.

Estudos apontaram que insulina análoga proporciona um melhor controle glicêmico nos sintomas relacionados à hiperglicemia e diminuição das complicações agudas e crônicas.

O medicamento é de fácil aplicação, comercializada na forma de caneta, resulta em resposta rápida e com doses que podem ser adaptadas a situação do paciente.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Marco Antônio Fireman, e o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do MS, Renato Teixeira, durante anúncio. Foto José Cruz/Agência

Dia mundial

O Dia Mundial do Diabetes foi criado pela Federação Internacional do Diabetes em conjunto com a OMS, em 1991,  em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnóstico no mundo.

A partir de 2006 a data tornou-se oficial pelas Nações Unidas. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

 

Por Julianna Caetano

Deixe sua resposta