Cervejaria nos moldes europeus  

Empresário abre em Águas Claras, um bar que comercializa o conceito da cerveja artesanal e a própria: o Brewpub

Por André Luis Ribeiro / Fotos: Danilo Motta

Brasília faz parte de um grupo seleto de cidades que têm seus próprios produtores de cerveja. A cada dia, a arte de preparar a bebida de forma artesanal ganha mais adeptos, o que atrai pessoas e as reúnem em festivais, como o que aconteceu no Estádio Nacional Mané Garrincha no dia 11 de março.

No entanto, o que só agora está começando a se tornar hobbie para alguns, já é profissão para outros. O empresário Alexandre Braz trabalha com cerveja artesanal há pelo menos dez anos e trouxe a Brasília um novo conceito de bar. Ele é proprietário de um brewpub no Vista Shopping, em Águas Claras. Brewpub é como são chamados os bares que vendem sua própria cerveja no local onde ela é preparada.

Apaixonado pela cultura cervejeira, em Brasília Braz é pioneiro no ramo que tem origem em países da Europa. Desses lugares é que vem a inspiração e referências para o pub que ele abriu aqui na capital.

Estilo e qualidade 

Decorado em estilo rústico somado a alguns elementos modernos, o espaço oferece a possibilidade de degustação de bebidas e opções do cardápio no próprio balcão, assim como é feito nos mais tradicionais pubs europeus. Os que preferem se sentar com os amigos, podem optar pelo ambiente externo, onde o atendimento acontece nas mesas. Das duas formas, há sempre o cuidado e preocupação de oferecer ao cliente um momento agradável de confraternização. Sempre com bebida e atendimento de qualidade.

Quem visitar o pub tem a oportunidade de ver de perto um fermentador com capacidade para 600 litros. O equipamento foi instalado no local para que os clientes possam conhecer de perto uma das etapas de feitura da cerveja artesanal.

 

De hobbie à profissão

Alexandre, que também é chef de cozinha, contou à reportagem da Revista Plano Brasília que quando morava em Joinville, Santa Catarina, gostava de sair da faculdade e ir com amigos para um bar local. Lá, bebendo cervejas alemãs e belgas, teve curiosidade em saber mais sobre o processo de produção da bebida. Foi quando se especializou e criou a Braz Bier.

A ideia do pub veio ao encontro do desejo de vender o produto em um local que ele considerava ideal. “Eu acho que nada melhor que um pub para vender cerveja. Sempre visitei estes locais fora do Brasil e montei um ambiente em Brasília para vender a minha própria”, comenta. Ele diz ainda que aqui na cidade existem bares, se referindo a um conceito tradicionalista básico da venda e consumo da preparação, e que o segmento que ele trouxe, além de pioneiro, promete se tornar o modelo preferido dos apreciadores de preparações de boa qualidade.

Alguns empresários já estão registrando suas cervejarias artesanais no Distrito Federal, mas como o segmento ainda é novo por aqui, os amantes da bebida que buscam um local fiel à proposta dos brewpubs europeus já têm o espaço ideal para frequentar. A produção da Braz Pier, por exemplo, é feita pessoalmente por Alexandre. Todo este cuidado é para garantir a melhor qualidade.

 

Cervejas premiadas

No brewpub Braz Bier Haus, o cliente pode ainda encontrar cervejas brasileiras premiadas internacionalmente, como a Blumenau. Foram três medalhas no International Beer Challenge 2016, em Bruxelas, na Bélgica.

O sommelier de cervejas e representante da Blumenau em Brasília, Leonardo Mustafa, comenta que quem realmente aprecia a bebida está deixando o velho hábito de buscar somente aquela que é mais gelada e passando a conhecer o estilo de cada uma. “Isso é bastante interessante porque valoriza o micro produtor. A principal diferença é que o processo artesanal é feito por pessoas que estão empenhadas em preparar um produto de qualidade e diferenciado daquele que a grande indústria produz”, afirma.

O conceito da cerveja artesanal está relacionado ao fato de que o mestre cervejeiro tem sempre o controle sob todas as etapas de produção. Dessa forma, Mustafa explica que apesar de hoje a produção da empresa girar em torno de 150 mil litros por mês, as características de uma produção artesanal estão mantidas.

De modo geral, há algum tempo a cerveja vem deixando de ser somente uma bebida festiva e passou a fazer parte da boa mesa do brasileiro, harmonizando com pratos e também sendo ingrediente na preparação destes. Fato que na opinião de Leonardo tem gerado bom retorno ao mercado de preparações especiais no país. “A procura por cervejas especiais tem crescido, em média, 20% ao ano. Ainda não é o ápice, mas temos muito mercado para conquistar”.

Alexandre Braz acrescenta que as micro cervejarias têm potência para fazer no Brasil produtos com total qualidade, e que hoje as cervejas produzidas dessa forma, já têm a preferência dos clientes.

 

Cardápio 

A Braz Bier Haus está trazendo para o cardápio da casa o hambúrguer francesinha (foto), inspirado em um prato português degustado por Alexandre em viagem recente à Europa. A iguaria, que será preparada na hora, acompanha muito bem as cervejas oferecidas, assim como os demais petiscos do menu. “Nós vamos dar uma roupagem abrasileirada, utilizando no preparo linguiça apimentada e outros ingredientes tipicamente brasileiros, mas sem perder a característica sofisticada do hambúrguer artesanal”, conta.

 

SERVIÇO

Pub Braz Bier Haus

O pub funciona no Vista Shopping, em Água Claras, sempre de terça a sábado, das 14h às 23h.

 

Deixe sua resposta