Chuvas isoladas ganham força em Brasília nos próximos dias

Semana ainda deve ser quente e abafada, mas cresce possibilidade de temporais com trovoadas e ventos fortes.

Por: Diego Tolentino

A chuva em Brasília deve ganhar força até a próxima sexta-feira (27). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia o fim de outubro deve ser marcado por dias quentes e abafados, mas as pancadas de chuva começam a aparecer já nos próximos dias, acompanhadas de trovoadas e vento forte.

Entre domingo (22) e segunda (23), chuvas rápidas e de baixa intensidade foram registradas em regiões como Recanto das Emas, Gama, Sobradinho e Guará. Mesmo nessas áreas, o fim de semana chuvoso como era esperado, não se concretizou, e foi “vencido” pela massa de ar quente estacionada sobre a capital.

Essas pequenas chuvas registradas são importantes para começar um “ciclo de evaporação e precipitação”, que pode gerar temporais de maior intensidade.

A previsão é que no próximo sábado(28), o calor comece a cair e a as chuvas fiquem mais frequentes e também com a intensidade maior.

A semana também deve marcar o fim do “veranico”, nome dado a essa temporada de seca e calor fora de época. O fenômeno é comum em Brasília mas, segundo o Inmet, não deve voltar a acontecer, pelo menos, nos próximos 20 dias.

O clima seco em Brasília deve amenizar nesta semana.

Deixe sua resposta