Circuito das águas em Minas Gerais

Parque das Águas de Caxambu é destaque por suas 12 fontes com propriedades medicinais e terapêuticas

Da Redação. Fotos Divulgação

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, é destinado à conscientização sobre a necessidade de preservar os recursos hídricos, o maior bem do planeta. Nesta data, vale destacar o Circuito das Águas, na região sul de Minas Gerais, como relevante atrativo turístico onde estão reunidas as mais expressivas estâncias hidrominerais do Estado.  Em plena Serra da Mantiqueira, ele recebe visitantes de todos os cantos do Brasil, nos dez municípios que o integram, sendo São Lourenço e Caxambu as cidades-pólo.

Em todos os destinos da região encontram-se fontes, rios, lagos e cachoeiras, além de infraestrutura completa de hotéis e pousadas. Segundo o gerente de hospedagem do Hotel Glória Caxambu Resort & Convention, Alexandre Moura, são diversas opções para banhos e massagens, com águas terapêuticas e medicinais. “Em Caxambu, o Parque das Águas é a principal atração. Ele possui 12 fontes minerais de alto poder diurético e desintoxicante, cada uma com sua característica própria”, destaca.

No Parque das Águas de Caxambu, um gêiser jorra água mineral há três metros de altura, cerca de três vezes ao dia. Ele abriga piscinas de água mineral aberta ao público e um suntuoso balneário hidroterápico, que oferece opções de banhos de imersão, piscina térmica, salão de beleza, duchas e massagens. Em cada fonte é possível perceber o gosto de água diferente, umas gasosas, carbogasosas, ferruginosas, alcalinas, alcalinas vichy, sulfurosas e magnesianas.

 

Circuito de saúde

Estrategicamente localizados entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o Circuito Turístico das Águas é formado por São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari e Soledade de Minas.  Em cada uma dessas cidades, as águas têm características e propriedades terapêuticas específicas.

Em Cambuquira, por exemplo, elas devem ser tomadas diretamente na fonte e possuem excepcional poder de cura, se consumidas regularmente com orientação médica. Em São Lourenço, são seis fontes minerais disponíveis no Parque das Águas local. Em Caxambu, a substância borbulhanta e ferruginosa é indicada para tratamentos de diversos males: digestivos, hepáticos, de vesícula, respiratórios, de alergias, rins, pressão arterial, de pele, sistema cardiovascular, debilidade do organismo, anemia, reumatismos, gota, sequelas reumáticas e sistema nervoso.

 

Opção de hospedagem

Com 145 unidades habitacionais, o Hotel Glória Caxambu Resort & Convention dispõe de uma estrutura completa de lazer, com duas piscinas climatizadas (adulto e infantil), toboágua, playground infantil, espaço kids, quadra poliesportiva oficial e coberta, sala de ginástica, espaço fitness, pub bar com sinuca oficial, cinema e salão de jogos.

No Espaço Las Águas estão localizadas as saunas a vapor e seca, piscina de contraste com hidromassagem e sala de repouso, incluída na diária. Além disso, o local oferece duchas escocesa e vichy, ofurô, massagens relaxantes e estéticas, banheiras de hidromassagem e salão de beleza, com valores cobrados à parte.

 

Deixe sua resposta