A Culinária regional em destaque

Conhecida como a Cidade da pluralidade, com cidadãos de múltiplos estados, Brasília se destaca também pela variedade gastronômica oferecida aos seus moradores.
Por Philipe Santos

Com apenas 57 anos a Capital do Brasil não possui uma comida regional própria, com quase 3 milhões de habitantes de todos os estados, conforme o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), Brasília tem uma mistura de diversas regiões, onde predomina Nordeste e Goiás entre outras, o que torna a procura por comidas regionais cada vez maior.

Entre conhecidos da população, que oferecem a comida regional, destaca-se no Distrito Federal o restaurante Kranfo, o espaço é simples e familiar. Localizado no início da Villa Planalto, o local atende servidores da câmara, senado, procuradoria e ministérios.

Há 10 anos, era apenas uma pequena barraca, onde o pai de Daniel e Vitor Milazzo, Zulmar Milazzo, vendia apenas costelas bovinas no bafo e frango assado aos finais de semana. “Aos poucos, houve demandas de acompanhamento, de querer sentar para apreciar na hora, aí põe uma mesa aqui e outra ali e hoje somos um restaurante”, relembra Vítor.

Atualmente, Vítor toca o negócio ao lado do irmão Daniel, enquanto o pai voltou para a cidade de origem deles, Anápolis.

Apesar do sucesso das comidas mineira e goiana no quilo, com arroz com pequi e frango com quiabo, a especialidade da casa é a costela bovina ao bafo, preparada pelos churrasqueiros do estabelecimento.

Destaque à costelinha suína à pururuca, sucesso entre os clientes e que rendeu ao estabelecimento o título de melhor costela pururuca em restaurantes por quilo do Brasil em 2013, pela Unilever Food Solutions. Além da costela suína à pururuca, a bovina, a suína ao molho barbecue e de cordeiro também são servidas no local.

 

Foto Matheus L. Bueno

Serviço:

  • Restaurante Kranfo
  • Avenida JK, Lote 1, Vila Planalto
  • Telefone: 3081-0895.
  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 11h às 15h.

Deixe sua resposta