Dulcina recebe cineclube feito por mulheres

Projeto Cine Cleo trará, até agosto de 2018, sessões gratuitas com produções raras realizadas apenas por diretoras brasileiras

Por Luis H Andrade

 O projeto Cine Cleo estreia no dia 19 de outubro com destaque para   produtoras , diretoras, atrizes, pesquisadoras e críticas envolvidas com esta arte.  Na sessão que terá início nesta quinta-feira, às 19h, na sala  Conchita da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (Conic – Setor de Diversões Sul), serão exibidos os curtas-metragens Travessia (RJ), de Safira Moreira, e Abigail, de Valentina Homem e Isabel Penoni (PE). Ainda, o longa-metragem Aracati, de Julia de Simone e Aline Portugal (CE). O cineclube ocupará o Conchita quinzenalmente sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, até agosto de 2018.

Nesta primeira quinzena o tema será Tradições e Rupturas. O melhor: a entrada é gratuita e dará oportunidade para o público conhecer produções raras, de todos os estados do Brasil, feitas exclusivamente por elas. As sessões serão sempre acompanhadas por debates ao final guiados por pesquisadoras do cinema do Distrito Federal que colocam os direitos das mulheres em pauta.

Confira as sinopses da primeira sessão:

Travessia, de Safira  Moreira (RJ) – curta-metragem – 4’

Sinopse: Utilizando uma linguagem poética, Travessia parte da busca pela memória fotográfica das famílias negras e assume uma postura crítica e afirmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro.

Abigail, de  Valentina Homem e Isabel Penoni (PE) – curta-metragem – 16’

Sinopse: Abigail Lopes une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extintas.

Aracati, de  Julia de Simone e Aline Portugal (CE) – longa-metragem – 1h

Sinopse: Vale do Jaguaribe, Ceará. Seguindo a rota do vento Aracati, o filme parte do litoral e adentra pelo interior do estado. Nesse percurso, observa a relação entre homem e paisagem, as transformações do espaço e os limites entre natureza e artifício.

Debate: Viviane Ferreira (debatedora)  e Letícia Bispo (mediadora)

Ficha técnica

Curadoria: Amanda Devulsky, Erika Bauer, Glênis Cardoso, Isabelle Araújo

Produção executiva: Natália Pires

Produção técnica: Isis Aisha e Janaína Montalvão

Design e assessoria de comunicação: Flora Egécia (Estúdio Cajuína) Bianca Novais (Estúdio Cajuína)

Assessoria de imprensa: Baú Comunicação Integrada

Social media: Tainá Seixas

Serviço – Cine Cleo (Cineclube das mulheres)

Estreia dia 19 de outubro, às 19h.

Em cartaz até agosto de 2018, quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, às 19h.

Local:  Sala Conchita da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – Conic (SDS)

Entrada franca.

Informações: www.facebook.com/cinecleo/

Não recomendado para menores de 16 anos

 

Com informações da Assessoria.

Deixe sua resposta