Fogo atinge área de mata do Jardim Botânico.

Chamas se aproximaram das casas e moradores dizem que bombeiros levaram 3 horas para chegar.

Por: Diego Tolentino

Um incêndio atingiu uma grande área de mata e ameaçou casas no Jardim Botânico, na tarde desta terça-feira (10). Até as 19h, o fogo continuava a avançar para dentro da área verde, em trechos onde não havia ação do Corpo de Bombeiros. Naquele horário, não havia registro de pessoas feridas ou dano a residências.

O fogo se espalhou pelas margens da DF-001, e também atingiu uma fazenda atrás do Condomínio Solar de Brasília II. Os Bombeiros foram acionados e chegaram rapidamente, mas os Militares demoraram em torno de três horas para chegar ao local.

Um outro princípio de incêndio foi registrado no balão que dá acesso aos condomínios do Jardim Botânico. Por sorte, o vento empurrou a fumaça para o lado oposto à estrada, e não houve impacto no trânsito.

A Subsecretaria de Defesa Civil voltou a declarar estado  de alerta, em função da baixa umidade, indicando três dias seguidos com índice abaixo dos 20%. A tarde, a temperatura bateu os 34,1 ºC, a maior já registrada neste ano.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana deve manter o mesmo padrão de temperaturas. “Há uma massa de ar seco sobre o DF, que impede a formação de nuvens. Assim, aumenta a temperatura e cai a umidade relativa do ar”, afirmou o meteorologista Manoel Rangel.

O Inmet afirmou ainda que não há previsão de chuva para o restante da semana. Até os últimos dias de outubro, a expectativa é que o clima se mantenha quente e seco.

Esplanada dos Ministérios em dia de recorde de calor.

Deixe sua resposta