Grupo europeu Tango Sansations se apresenta em Brasília

Quinteto europeu desembarca na capital para apresentação inédita no Brasil

Chegando para uma turnê inédita em terra Brasilis, o grupo europeu Tango Sensations desembarca na capital para apresentar aos brasilienses um trabalho que transcende fronteiras.

Aclamado por crítica e público no Velho Continente e formado por Stéphane Chapuis, no bandoneón; Johanna Hernandez, no violino; Elise Lehec, na viola; Tomás Hernandez, no violino e Janaina Salles, no violoncelo, o quinteto fundado há 11 anos na Suíça surgiu pelo amor ao tango, especialmente pela obra do ícone Astor Piazzolla. Tango Sensations se apresenta na sexta-feira, 17 de novembro, às 20h, na Casa Thomas Jefferson Hall – 706/906 Sul.

Os músicos do grupo se dedicam à transcrição das obras do compositor e instrumentista argentino para a formação quarteto de cordas + bandoneón. O grupo gravou, em 2009, o CD Milonga Loca e participa regularmente dasSchubertiades, evento cultural produzido pela Radio Suisse Romande, que os transmite em rede nacional.

Tango Sensations também se apresenta em festivais de world music e em importantes salas europeias de jazz e música contemporânea. O trabalho realizado pelos instrumentistas recebe elogios da crítica especializada e do público desde sua primeira apresentação.

Nos shows em salas brasileiras, o talentoso bandoneonista Stéphane Chapuis estará cercado por um quarteto de cordas composto por uma francesa e três jovens sul-americanos profissionais no Instituto Tibor Varga de Sion. O grupo se entrega à obra de Piazzolla e apresenta um trabalho que celebra a universalidade da música.

 

O bandoneón e o tango

O bandoneón, um dos principais instrumentos do tango, foi inventado pelo músico alemão Heinrich Band (1821-1860). O nome original alemão bandonion refere-se ao sobrenome de Band. Foi criado para ser usado na música religiosa e na música popular alemã.

Imigrantes alemães levaram, no início do século XX, o bandoneón para o Rio da Prata, onde foi incorporado à música local. O tango, assim como o blues, extrapola a esfera da música e é uma herança de imigrantes que aportaram em cidades argentinas e uruguaias em meados do século XIX.

 

PROGRAME-SE

  • TANGO SENSATIONS
  • Quando: de 17 de novembro, às 20h
  • Local: Casa Thomas Jefferson Hall – SEP 706/906 Sul
  • Entrada livre e gratuita
  • Mais informações para o públicohttp://thomas.org.br/eventos/

 

Deixe sua resposta