Índios voltam a cobrar revogação das regras para demarcação de novas terras

Parecer da AGU estipula que deverão ser seguidas as regras da demarcação da reserva Raposa Serra do Sol. 

Por: Diego Tolentino

Indígenas clocaram faixas em frente ao Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (23) para cobrar que o governo federal revogue o parecer da Advocacia Geral da União sobre as regras de demarcação de novas terras para demarcação. Eles afirmam que o documento é “anti-demarcação”. Em agosto, o grupo protocolou pedido de revogação do parecer, mas ainda não recebeu resposta.

De acordo com a AGU, o parecer estipula que deverão ser seguidas as regras validadas pelo Supremo Tribunal Federal na demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima que trouxeram 19 restrições para os índios. O documento foi aprovado pelo presidente Michel Temer em julho.

O documento foi aprovado pelo presidente Michel Temer em julho.

Durante a manifestação, os indígenas cantaram músicas, usaram chocalhos e disseram palavras de ordem. Havia cerca de cem pessoas no local, vindas do Nordeste e Norte. A concentração do ato foi no Museu Nacional, de onde o grupo partiu em direção ao Planalto.

A Polícia Militar informou não ter registrado problemas durante a manifestação. Os indígenas afirmaram que o ato dá continuidade aos protestos que ocorrem desde a divulgação do parecer.

Deixe sua resposta