Ir ao dentista é legal!

Livros ajudam crianças e pais a terem uma visão positiva do dentista e a criarem hábitos saudáveis que garantem uma saúde integral

Texto: Hellen Lopes | Fotos: Divulgação

 

É comum que crianças fiquem assustadas na primeira consulta ao dentista. Aliás, até mesmo entre os adultos, há quem não goste de passar por tratamentos dentários. Para ajudar as crianças a terem uma visão positiva do Dentista, a odontopediatra Ilana Marques, em parceria com a ortodontista Carolina Maria Alexandre, da Clínica IGM Odontopediatria, há 18 anos no mercado, escreveu os livros: “Ir ao dentista é legal”, “A Boca como você nunca viu” e “Ir ao dentista é legal – Prevenção”. “As publicações já são usadas há algum tempo em trabalhos de clínicas odontopediátricas, em trabalhos com crianças em escolas, instituições de crianças carentes e no próprio ambiente familiar com a família. Agora serão lançadas a segunda edição dos mesmos na versão português/francês. Além de uma primeira edição de um novo livro – intitulado Ir ao Dentista é Legal – Prevenção – que tem como objetivo facilitar a aceitação dos procedimentos preventivos de forma lúdica e agradável.

Os livros permitem que pais e filhos vejam coisas importantes e mostram para a criançada que não é necessário ter receio de cuidar dos dentes e que isto pode inclusive ser legal, explica Dra. Ilana. A obra “Ir ao dentista é legal”, que é indicada para pacientes de zero a quatro anos, busca a interação com a criança por meio de texto e fotos. É voltada, principalmente, para o pequeno leitor e ensinando-o a manter hábitos saudáveis que garantam uma saúde integral. Sempre que uma criança chega ao consultório assustada, ou com o mínimo de receio, uma das primeiras coisas que ela faz é mostrar o livro. “A qualidade do produto é atestada pelo resultado. Esses livros têm identificação com as crianças, com a linguagem infantil. O Consultório passa a ser um universo lúdico, uma continuação da vida da criança. A criança vê o livro e a partir daí sabe como deve agir. Isso facilita muito o tratamento”, destaca Suzana Cardoso, presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria de Goiás.

Já o livro “A boca como você nunca viu”, destinada aos pequenos com idade entre cinco e doze anos, faz uma abordagem sobre a saúde bucal com ênfase na odontopediatria. “É uma excelente ferramenta para nós, odontopediatras, usarmos na prática diária como um facilitador que desmistifica o tratamento odontológico em crianças e esclarece de forma lúdica diversos assuntos de interesse para os pais”, afirma Isabelle Diniz, da clínica Tia Isabelle Odontopediatria. Para a professora Maria Salete Nahás, um dos maiores expoentes da odontopediatria brasileira, acrescenta que os livros auxiliam na prevenção de doenças. “Eles contribuem para que as mães entendam como funciona a prevenção. Isso para o paciente é fundamental. Já que problemas nos dentes podem ser responsáveis por males cardíacos e reumatismos infecciosos, por exemplo. Além disso, abordar assuntos como o uso da chupeta, da mamadeira e de problemas como bruxismo e a respiração das crianças, são importantes para alertar os pais”, frisa.

 

Versão em inglês e francês

Os livros, que além do português, possuem versões nas línguas inglesa e francesa, mudaram a rotina de pais e crianças que frequentam a clínica. “Os livros são importantes no desenvolvimento das crianças, pois auxilia na assimilação sobre os benefícios do atendimento odontológico. É essencial estabelecer uma ligação com a criança para que se sinta segura e guarde uma boa impressão. Uma forma de criar esse vínculo é entrando no universo delas, seja com brinquedos, livros ou personagens infantis”, comenta Dra. Ilana.

Ainda de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO), José Carlos Pettorossi Imparato, esta linguagem lúdica serve para quebrar barreiras que dificultam a interação entre a criança e o dentista. “É uma maneira diferente de expor o assunto à criança. Um livro direcionado a elas realmente ajuda no tratamento”.

 

Palestras

Os livros também são utilizados em palestras sobre higiene bucal promovidas pela IGM Odontopediatria. Na escola Lycée français François Mitterrand de Brasília, a equipe da Dra. Ilana falou sobre saúde bucal propagando importantes conhecimentos presentes em seu livro “A Boca como você nunca viu”. Ao longo da palestra, Ilana oferece aulas de escovação para as crianças e distribui exemplares do livro.

A clínica IGM também leva conhecimento sobre saúde bucal para comunidades carentes por meio do projeto “Saúde Bucal para Comunidades carentes”. No Novo Gama, por exemplo, crianças assistidas pelo Centro Espírita Seman participaram de uma palestra educativa e receberam kits dentários e exemplares do livro. Na oportunidade, a equipe falou dos benefícios da escovação dentária, ensinou a forma correta de escovação, a importância do uso do fio dental e encaminhou alguns pacientes para tratamento dentário na Faciplac. “É indescritível a emoção que sentimos ao compartilhar conhecimentos e ações com esta comunidade”.

Deixe sua resposta