Saiba a Melhor Maneira de Gerenciar o seu Relógio

Por Carla Ribeiro, Coach de Alta Performance, Mestre em Sociologia e Recordista do Guinness Book (karate).

 

Aproveitar o tempo é estratégia dos sábios. Uma das solicitações mais comuns dos meus coaches é como ganhar tempo livre. Eles esperam várias dicas para diminuir o tempo gasto entre tarefas rotineiras para poder somar todas essas sobras e ter mais tempo livre para as coisas boas. Mas essa ideia está completamente ultrapassada. Ao estudar a agenda de pessoas de sucesso em várias áreas profissionais, verifiquei que não é essa a estratégia delas. Simplesmente porque você não vai construir a vida que deseja economizando tempo entre uma tarefa e outra ou até mesmo na mesma tarefa. Na verdade, nós construímos a vida que queremos e o tempo se economiza por si só.

Você já deve ter vivido uma situação em que parou toda sua agenda ocupadíssima, na qual não havia tempo para mais nada, para resolver alguma demanda urgente. O que aconteceu? Você arrumou tempo. Não podemos ter mais horas durante o dia, é um recurso fixo que não pode ser aumentado, mas com certeza merece ser bem aproveitado. De fato, o tempo vai se acomodar ao que escolhermos encaixar nele. Portanto, o segredo para “ganhar tempo” é escolher nossas prioridades como se fosse uma dessas situações emergenciais na qual você parou toda a agenda para resolver. Para conseguir isso, saiba que cada minuto que você vive deve ser uma escolha sua. Sendo assim, ao invés de dizer “não tenho tempo para fazer isso ou aquilo, escolha dizer: eu não faço isso ou aquilo porque não são prioridades”. Mas como fazer com que nossas prioridades ocupem o primeiro lugar? É preciso fazer algumas reflexões. O que seria um ano perfeito? Que ações você deveria adotar para poder considerar que o seu resultado foi de Alta Performance? Verdade seja dita, nós temos 168 horas cada semana para realizar o que queremos. Se você trabalha em turno integral, 40 horas na semana, dorme 8 horas por dia, são 56 horas por semana, isso deixa 72 horas para outras coisas. É muito tempo! Um estudo mostrou que as pessoas que diziam que trabalhavam 75 horas por semana estavam enganadas em umas 25 horas!

E o que você faz com esse tempo livre? Liga o computador e despende horas navegando sem rumo? Liga a televisão para assistir baboseiras. Deveras, você não precisa de muito tempo para fazer coisas incríveis porque pode transformar pequenos espaços de tempo em pequenas porções de alegria. Talvez lendo um ótimo livro durante a espera do ônibus, talvez orando nos intervalos do trabalho. Na prática, é preciso enxergar o tempo como um todo e encaixar as coisas boas nele. Mesmo que você seja muito ocupado, há tempo para o que importa. E quando você aprender a focar no que importa, vai construir a vida que quer no tempo que dispõe.

 

 

Deixe sua resposta