Taxistas e motoristas de aplicativo ocupam Esplanada

Carros foram enfileirados na noite de segunda e viraram madrugada no local.

Por: Diego Tolentino 

Taxistas estacionaram seus carros ao longo do canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, desde a noite desta segunda (30) para se manifestar pela aprovação do projeto de lei que regulamenta o serviço de transporte por aplicativo de celular. O PL está na pauta do Senado desta terça-feira (31).Motoristas de aplicativos como Uber e Cabify também estão no local, mas no sentido oposto.

A proposta, aprovada em abril pela Câmara dos Deputados, diz que o serviço de transporte por meio de aplicativos respeite muitas exigências. Entre elas, estão vistorias periódicas nos veículos, idade mínima para os condutores e “ficha limpa” dos motoristas. Além disso, os carros deverão ter placa vermelhas e rodar com base em licença específica.

Na última semana, os senadores aprovaram para que a proposta fosse analisada com prioridade. O texto é defendido por taxistas, que apontam concorrência desleal. Eles também afirmam que a não regulamentação dos aplicativos “não é segura para usuários”.

As empresas responsáveis pelos aplicativos, porém, afirmam que a proposta “inviabiliza o trabalho”. Para as empresas, o texto representa uma “proibição velada” a serviços como Uber e Cabify.

Já os taxistas querem a aprovação do texto na íntegra. Segundo o Sindicato dos Taxistas de São Paulo, o projeto “não inviabiliza o serviço realizado por aplicativos”, mas “direciona para uma regulamentação de acordo com as diretrizes de cada município”.

Deixe sua resposta