Venda no Dia das Crianças vai aumentar 3,4%

Estimativa é do Confederação Nacional do comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Breno Algarte

Após dois anos de queda consecutivos, o CNC estima que o número de vendas do comércio varejista no Dia das Crianças deverá registrar crescimento de 3,4% neste ano. É o melhor desemprenho desde 2013.

Segundo o órgão, o feriado deverá movimentar mais de R$7,4 bilhões no comércio varejista. De acordo com Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC, “A perspectiva mais favorável acerca do desempenho do setor nessa data comemorativa se insere em um contexto mais amplo, no qual a recuperação do mercado de trabalho, inflação baixa e juros em processo de redução permitem um resgate parcial das condições de consumo”, afirmou.

Brinquedos e eletroeletrônicos voltam a crescer

Neste ano, o CNG registrou alta no setor de brinquedos e eletroeletrônicos (+5,7%), entretanto, em ambos os casos, as variações positivas esperadas para 2017 não repõem as perdas verificadas no ano passado (-12,2% e -7,6%, respectivamente). As lojas de vestuário e calçados deverão apresentar o melhor desempenho com alta esperada de 10,2%.

Variação nos preços

A evolução recente do preço médio de 11 bens ou serviços mais demandados durante o Dia das Crianças tem demonstrado que a inflação associada a esta data comemorativa deverá ser a menor desde 2001 (+4,3%). Entre os itens que registraram as menores variações de preço, estão os chocolates em barra e bombons (-5,1%), CDs e DVDs (-0,7%) e brinquedos (2,1%).

Foto: WSCOM

Deixe sua resposta